Quinta, 13 Dezembro 2018
Você está aqui: Inicio Conselhos Regionais Portalegre Atividades
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

ELCOS promove Ação de Sensibilização para a Diabetes

na Feira de Atividades Económicas de Arronches (FAE)

 

Mais de uma centena de pessoas ocorreu ao rastreio da Diabetes, na FAE



A Diabetes e uma das suas mais importantes complicações, o pé diabético, constituem um importante problema de saúde pública, com repercussões a nível do portador e da sua qualidade de vida familiar e social, originando sofrimento acrescido; implicam ainda um aumento considerável de custos para os serviços de saúde, aumentando o volume de trabalho. A elevada morbilidade e imprevisibilidade no desenvolvimento da patologia, com frequência condicionam à amputação dos membros inferiores, liderando o Alentejo esta prática.


O número de diabéticos em Portugal excedeu um milhão em 2011, tendo a doença aumentado nos jovens até aos 19 anos, de acordo com dados do relatório do Observatório Nacional da Diabetes (relatório).


Na última década, o número de novos casos aumentou de 377 por cada 100 mil indivíduos (em 2000) para 652 (em 2011); sabemos ainda que mais de uma em cada dez pessoas em Portugal, tem diabetes, mas destas quase metade (44%) ainda não está diagnosticada;
“Os valores são preocupantes quando verificamos que nos últimos 10 anos o aumento da incidência da Diabetes é de 80%”, sublinha o observatório.
Quanto à prevalência da doença em 2011, foi de 12,7% na população com idades entre os 19 e os 79 anos (correspondendo ao total de cerca de um milhão).
O relatório destaca ainda a incidência da Diabetes Tipo 1 nas crianças e nos jovens portugueses, tendo-se registado em 2011 mais de 3.000 casos em jovens até aos 19 anos.


De acordo com os dados divulgados, a prevalência da Diabetes Gestacional também está a crescer, tendo abrangido 4,9% das parturientes que utilizaram o Serviço Nacional de Saúde em 2011, num total de 3.809 casos.


Um novo indicador disponibilizado no relatório deste ano (2013) aponta para uma perda de sete anos de vida por cada óbito, na população com idade inferior a 70 anos, salientando-se a necessidade de adoção de medidas no combate à diabetes, com uma maior aposta na prevenção, no diagnóstico precoce e no acompanhamento das pessoas com a doença.


Nas últimas décadas a comunidade científica produziu imensos estudos donde resultou um elevado aumento do conhecimento e avanços científicos relacionados com a prevenção e tratamento do pé diabético, tornando imperiosa a educação da população interessada: doentes e profissionais de saúde, de modo à obtenção de ganhos em saúde: essa é a missão da ELCOS-Sociedade de Feridas, sociedade científica nacional sediada em Arronches.


ELCOS – Conselho Regional de Portalegre

AddThis Social Bookmark Button


 
Voltar ao topo

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.

Receba todas as novidades pelo Facebook. Clique no Gosto!

-->