A criação da comunidade ELCOS – RCAAP é a materialização de uma política de Ciência Aberta por parte da ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas. Apresenta como principal finalidade a disponibilização de documentos de âmbito científico, na área das feridas, apoiando e permitindo a translação do conhecimento e estimulando, por essa via, a promoção de boas práticas.
Uma política ativa de ciência aberta apresenta como principais vantagens:
Complementarmente, a construção e a dinamização de redes de diversos parceiros a este nível, promotoras de contactos, sinergias, interesses e interações, também será um objetivo associado à criação de uma comunidade aberta e temática naquele que é o maior repositório científico aberto em Portugal, podendo este ser acedido por potenciais interessados de todo o mundo por via digital.
A Comunidade é constituída por diversas coleções. Genericamente, integra coleções temáticas alocadas ao “Fórum Internacional de Úlceras e Feridas”. Incorpora ainda duas coleções onde serão disponibilizados “Documentos de Referência & Instrumentos” e “Outras Publicações Científicas”.
Convidamos os interessados nesta área de estudo e intervenção, a consultar a Comunidade ELCOS – RCAAP, bem como a disponibilizar na mesma as suas produções científicas. Poderão ser depositados neste repositório, trabalhos de diversa índole, nomeadamente: artigos, estudos de caso, apresentações científicas em eventos, teses, dissertações, relatórios, projetos de investigação, guias orientadores de boas práticas e quaisquer outros documentos científicos na área das feridas.