Missão, Visão, Valores

Missão: Proteger e promover a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos com feridas cutâneas, através do fomento da educação e formação dos cuidadores e profissionais, e da investigação permanente, na procura de soluções que, sustentadas pela evidência científica, constituam um referencial nos contextos de trabalho, ensino e investigação, estimulando as boas práticas, reduzindo a morbilidade e aumentando os ganhos em saúde.

Visão: Erigir um cunho de excelência na resposta às feridas cutâneas, através do fomento da formação, investigação e práticas baseadas na evidência, da parceria com profissionais organizações e instituições académicas e de saúde, a nível nacional e internacional.

Valores: Competência, atualização e rigor; promoção de uma interação afirmativa e democrática; trabalho em equipa, complementaridade e sinergismo na resposta aos objetivos da ELCOS.


As organizações não são criadas ao acaso, elas existem com objetivos concretos destinando-se a desenvolver atividades bem definidas. Têm, pois, uma missão a cumprir que representa a finalidade da sua existência, o seu propósito e alcance. A enumeração da Missão Organizacional constitui um aspeto relevante para que toda a estrutura organizativa, mas também associativa se focalize na sua concretização.

A visão é a imagem que a organização tem de si própria projetada no tempo e no espaço de intervenção. A ELCOS tem vantagens operacionais em construir uma visão adequada de si, dos recursos de que dispõe, da relação que pretende ter com associados e parceiros. A palavra visão simboliza a descrição de um claro sentido de futuro e, bem assim, das ações necessárias à sua concretização com sucesso. A sua clarificação é importante pois garante o assumir de um compromisso partilhado em torno de objetivos, que assume um carácter de militância, o que vai muito para além do lugar que cada um ocupa na estrutura organizativa, pois destina-se a envolver e fidelizar capital humano: os sócios - o património mais importante da ELCOS.

A indicação dos valores organizacionais determina a descrição de um quadro claramente definido, que orienta e baliza o comportamento e ação associativas, quer dizer: a ação das pessoas, nas suas relações internas e externas, enquanto ELCOS. Embora a maioria das pessoas consiga fazer um juízo crítico do seu comportamento e ação, a ELCOS deve pautar a sua interação, tanto a nível interno quanto externo, por um referencial normativo de elevados padrões éticos, que suportarão toda a sua atividade organizativa.